Manual de coleta para exame
Estas coletas devem acontecer no mesmo dia. Se for solicitado o exame de pós prandial, o paciente deve realizar primeiro a coleta em jejum e comparecer exatamente 2 horas após as refeições para colher nova amostra (almoçar ou lanchar normalmente, seguindo orientação médica).
Após o almoço ou lanche, o paciente deve se manter em jejum até 2 horas e chegar ao laboratório 10 minutos antes da coleta. Critério que deve ser seguido rigorosamente.
Desprezar a primeira urina da manhã e marcar a hora. Daí em diante, colher todas as micções em frasco fornecido pelo laboratório, durante o dia e a noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte. Todo volume recolhido deve ser conservado em geladeira e entregue ao laboratório ao final da última coleta. Identificar o recipiente com nome completo, peso e altura do paciente.
Preferencialmente, deve ser coletada a primeira urina da manhã. Fazer a higiene da região genital com água e sabão, sem usar anti-sépticos. Enxugar com toalha limpa ou gaze.
Destampar o recipiente estéril de coleta fornecido pelo laboratório. Desprezar o primeiro jato de urina, recolher a porção média diretamente no recipiente
e tampá-lo imediatamente. A urina deve ser mantida na geladeira sem ser congelada até ser levada ao laboratório. Identificar o recipiente com nome do paciente e data de coleta.
O paciente deve ficar em total abstinência sexual por 3 a 5 dias antes do exame ( sem relações nem masturbações). Antes da coleta, deve-se urinar e lavar as mãos e o pênis com sabonete neutro e enxugá-los com toalha limpa.
O esperma deve ser colhido através de automasturbação. Não é permitido o uso de camisinha.Ao retirar a tampa do coletor, colocá-la sobre uma superfície limpa com a parte interna virada para cima. Todo o sêmen deve ser coletado.
As mulheres devem lavar bem a região genital e anal com água e sabão pelo menos 3 vezes e enxaguar com água abundante no sentido da região vaginal para a anal. Não realizar movimentos para frente e para trás e secar com gaze ou toalha limpa.
Os homens também devem lavar a região genital e secar com gaze ou toalha limpa. Recomenda-se que a coleta seja feita logo pela manhã, ao se levantar. Fora deste horário, ficar pelo menos 4 horas sem urinar, antes da coleta. Deve-se desprezar o primeiro jato da urina e coletar o médio em recipiente apropriado.
O volume deve corresponder a dois dedos de altura. Não se devem utilizar vidros esterilizados em casa. A amostra deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso haja demora, pode ser guardada na geladeira até o momento de saída. O material deve ser entregue no prazo máximo de 2 horas.</
Preferencialmente, a coleta deve ser feita até 9 horas da manhã. Aguardar 30 minutos em repouso no laboratório antes da coleta. Este exame não deve ser feito após mamografia. O paciente não deve fazer esforço físico e nem ter relações sexuais durante as 24 horas que antecedem a coleta.
Defecar em local limpo e seco. Retirar do início, meio e fim da amostra. Pode ser colhida qualquer evacuação do dia.
Se houver eliminação de muco, pus ou sangue, colocar amostras que os contenham.
Leve imediatamente a amostra ao laboratório. Caso a coleta tenha sido à noite, guardar o material na geladeira e não congelar. As mulheres devem evitar colher as fezes no período menstrual. Em caso de criança com poucos meses, colher as fezes da fralda logo após a evacuação.
Não usar laxante. Se houver eliminação de outro material (por ex. vermes ou parte destes), deve ser colocado em outro recipiente limpo.
A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.
Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas.
Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha do peito e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Tampá-lo imediatamente. Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame. O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.
Couro cabeludo e pêlos – A coleta do material só poderá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico. Não usar creme nos cabelos pelo menos um dia antes do exame.
Pele – Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões. Se o paciente estiver em uso de medicamentos, a coleta só poderá ser efetuada após uma semana sem eles.
Nas lesões do pé, o paciente deve usar meias e sapatos antes da coleta do material.
Unhas – Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.
A coleta deverá ser feita preferencialmente pela manhã, antes de escovar os dentes e de ingerir alimentos líquidos ou sólidos. Não fazer uso de antibióticos antes de realizar a coleta.
Colher toda urina de 24 horas em frascos fornecidos pelo laboratório, começando pela segunda urina do dia até a primeira do dia seguinte.
A urina deve ser mantida na geladeira até ser entregue ao laboratório. Reservar um pouco da última urina e colocar em recipiente separado, caso haja necessidade de realizar sumário de urina. O paciente deve levar a amostra em jejum até o laboratório e informar o peso e a altura
O paciente não pode ingerir carne, ovos, legumes coloridos, beterraba, espinafre e banana durante 3 dias (estes alimentos podem dar resultados falsos). No quarto dia, deve-se manter a dieta, colher uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório.Não colher fezes caso haja sangramento local.
As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação. Se houver suspeitas de sangramento, devem ser examinadas pelo menos 3 amostras de fezes.
O paciente deve:
Após ultra-som Trans-retal, aguardar 24 horas; após exercícios pesados, aguardar 24 horas; abstinência sexual de 3 dias; após toque retal, aguardar 2 dias; após biópsia de próstata, aguardar 4 semanas após massagem na próstata, aguardar 4 semanas.
Abstinência sexual de 3 dias.
A paciente não deve estar menstruada.
Não efetuar exame de toque.
Não fazer assepsia prévia